Casa da Fada Azul

Na casa da Fada Azul tem sempre biscoitos de gengibre, mel e canela, assando no forno!
Perfume de flores por toda parte...
Na casa da Fada Azul ouve-se risos de crianças, o cantar dos passarinhos e música suave, com flautas e sinos!

Sejam bem-vindos à casa da Fada Azul!


Em homenagem aos meus filhos, Dhayaram e Suraj, que amam fadas, principalmente a Fada Azul!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A Primavera!!!!

A primavera já está aí, e vamos enfeitar a Casa da Fada Azul e as nossas casas com todos os aromas e cores!!!

Cada região tem caracteristicas diferentes e cabe a nós ensinar aos pequenos a observar!

Segue um texto de Cecília Meireles, falando sobre a Primavera

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.


Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.


Dicas para celebrar a primavera com nossos filhos

Ter um jardim é magnífico, pois dessa forma a criança pode acompanhar toda a evolução e os ciclos da natureza.

Enfeite sua casa com a ajuda da criança, com flores naturais, em vasos.

As possibilidades são infinitas e as crianças se divertem e aprendem a festejar mais uma mudança na Roda dos Ciclos!

Um mural, num local estratégico ou no altar, é bastante criativo: a criança poderá desenhar tudo o que ela relaciona a esse momento, bem como fazer colagens.

Plantar e cuidar com muito amor a evolução da plantinha, podendo ser feito um pedido no momento do plantio.



Preparar luminárias: pegue um aquário e pinte. coloque uma vela amarela, verde ou branca. Quando acesa encanta o olhar dos baixinhos e de "gente grande" tb!

Cante, dance, pinte!

Reciclar é muito bacana. Mostra às crianças possibilidades de cuidar do meio ambiente!

Pode-se usar vasilhas ou potes de plástico, enrolados em papel colorido. Faça os olhos, o nariz, a boca, enfim, crie um p0ersonagem da primavera!

Conte estórias sobre Eostre ou outra Divindade da Primavera.

Recite poesias já conhecidas ou crie uma com a ajuda da criança.

Sentar com ela e começas a cantarolar, incentivando-a a cantar tb, faz com ela se desenvolva e e sinta a vontade para honrar a natureza de uma maneira personalizada!

Faça máscaras:elas alegram a criançada!



Enfeite ovos de galinha ou produza ovos de chocolate!!!
Os famosos ovos de ostara!!!



Crie um altar para esta ocasião!


As crianças ficam maravilhadas com tantas formas lúdicas de celebrar e de vivenciar cada ciclo!

Aproveite para aprender a curtir com as crianças!

Brinque, dance, celebre, sem medo de parecer ridículo.

Celebre de coração, dê risadas, agradeça aos Deuses da melhor forma:

Sendo feliz!

Nenhum comentário: