Casa da Fada Azul

Na casa da Fada Azul tem sempre biscoitos de gengibre, mel e canela, assando no forno!
Perfume de flores por toda parte...
Na casa da Fada Azul ouve-se risos de crianças, o cantar dos passarinhos e música suave, com flautas e sinos!

Sejam bem-vindos à casa da Fada Azul!


Em homenagem aos meus filhos, Dhayaram e Suraj, que amam fadas, principalmente a Fada Azul!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Chafresco de Hibisco



Quando chega o verão, não sei o motivo, mas sempre penso em hibisco. Sei que é um chá que se toma quente (inclusive ele tem uma cor vermelha, forte e quente) mas, depois que eu aprendi a fazer refresco de chá de hibisco, como se fosse um “iced tea”, eu gosto de associá-lo ao verão.

Para lhe encorajar a fazer essa receita, devo dizer que o hibisco tem bastante vitamina C, que aumenta nossa imunidade (e a de nossos filhos), e também a ajuda a diminuir um pouco o estresse.

Vamos aprender uma receitinha para fazer com seus filhotes neste verão?

[Mas atenção: o hibisco (Hibiscus sabdarrifa) de que estamos falando não deve ser confundido com o hibisco de jardim, que é o Hibiscus rosa-sinensis e não deve ser usado para fazer chás). Para sua segurança, compre o hibisco em lojas de chá confiáveis].

Chafresco de Hibisco

Rendimento: 6 a 8 copos

Ingredientes

* 1,4 litro de água
* 3 colheres de sopa de flores secas de hibisco
* 2 pauzinhos de canela
* Açúcar (demerara ou mascavo) a gosto
* 1 limão ou 1 laranja (opcionais) com a casca *muito* bem lavada

Coloque a água no fogo e, quando estiver quase fervendo, diminua o fogo e coloque o hibisco e a canela. Deixe a água no fogo com o hibisco por mais alguns minutinhos, desligue o fogo, cubra a panela e deixe descansar por 20 minutos.

Coe e depois adicione o açúcar. Se quiser incrementar a receita, use fatias de laranja, mas coloque-as depois que o chá já tiver ido para a geladeira. Você pode enfeitar os copos com fatias de limão também.

DICA 1: Não deixe o hibisco ferver muito na água para “dar mais gostinho”, porque aí o que você pode ter é um chá mais amarguinho, isso sim. Se quiser mais sabor, coloque mais hibisco, mas não deixe ferver por mais tempo.

DICA 2: Esse “chafresco” (rs) se mantém por 3 dias na geladeira, mas eu recomendo que seja tomado no mesmo dia.

3 comentários:

Ariany (Dhanna) disse...

Que delícia Dany!

E olha a sincronia: ontem pedi ao meu marido que comprasse hibisco no mercado central, aqui de BH. Ele acabou não indo, mas deixei anotado: hibisco, calêndula e camomila...

Raramente compro hibisco! hehe

Apesar de no verão ser recomendado sucos, na minha casa adoramos chá gelado.

Eu faço assim: preparo o chá preto ou mate, com cravo ou anis, deixo ferver e descansar.

Na jarra coloco pedaços de gengibre e casca de laranja. Fica muito bom, principalmente no dia seguinte!

Green Womyn disse...

Ah, sim, porque aí no dia seguinte já "pegou o gostinho", né?

Beijos!

Ariany (Dhanna) disse...

É Dany, o "tal" do gostinho, que só não vale com o hibisco, né? hahaha

Bjsss